APRESENTAÇÕES CIENTÍFICAS

A Comissão Científica do XXVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ortodontia informa todos os interessados a apresentar comunicações orais e/ou posters, que o poderão fazer tendo em atenção o seguinte regulamento:

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

A data limite de submissão é 30 de Julho

REGULAMENTO

1. Os trabalhos submetidos devem ser originais, isto é, não devem ter sido previamente apresentados ou publicados em outros congressos, reuniões ou revistas (podendo constituir critério de exclusão a anterior apresentação do trabalho em eventos científicos).

2. O autor que efectuar a apresentação da comunicação e/ou e-poster deverá ser registado em 1º lugar no Formulário de Submissão.

3. As comunicações orais e os e-posters poderão ser de revisão bibliográfica, investigação ou apresentação de caso(s) clínico(s).

4. Se o trabalho for realizado numa instituição académica, esta deve ser referenciada.

5. Cada autor só poderá apresentar uma comunicação livre e um e-poster. Poderá, no entanto, ser co-autor de outros trabalhos.

6. O número máximo de autores permitido em cada trabalho será de cinco.

7. Os trabalhos submetidos serão apreciados pela Comissão Científica do Congresso, que decidirá quanto à sua aceitação para apresentação. O primeiro autor de cada trabalho será informado da decisão por e-mail.

8. O tempo de apresentação das comunicações livres será de 10 minutos, rigorosamente controlados, seguidos de 5 minutos para discussão. O primeiro autor deverá comparecer na data, hora e local a definir oportunamente pela Comissão Organizadora para apresentação da mesma. Não será permitida a utilização de computadores pessoais para a apresentação.

9. E-Posters (projeção em display): realizados em formato PDF, 16×9 vertical, com resolução igual ou superior a 1080×1920 pixels, sendo que as proporções deverão ser mantidas.
– O primeiro autor deverá permanecer junto do e-posters, em horário a definir pela Comissão Científica, para se proceder à eventual discussão do seu conteúdo.

10. O autor que efetuar a apresentação do trabalho deverá, obrigatoriamente, inscrever-se no congresso (exceto se for conferencista convidado), enviar um currículo resumido, e uma fotografia tipo passe, via email, para o e-mail oficial do congresso: geral@spo2019.com

11. O primeiro autor deve comparecer na data, hora e local a definir pela Comissão Organizadora para apresentação do trabalho. Caso não possa estar presente, deverá informar a Comissão Científica (geral@spo2019.com) e indicar o co-autor substituto.

12. Todos os resumos deverão ser submetidos através do site: spo2019.com. Não serão admitidos resumos enviados por e-mail; O formulário de submissão deverá ser completo e corretamente preenchido e os requisitos que nele constam deverão ser cumpridos.

13. A data limite para submissão de Comunicações Orais/posters é dia 30 de Julho. Os resumos enviados após estas datas não serão considerados para apreciação

14. ENVIO DOS TRABALHOS:
– Após aceitação dos trabalhos por parte da Comissão Científica, os autores receberão um e-mail com a respetiva aprovação do seu resumo, ao qual será pedido o envio do trabalho em anexo, até dia 15 de Setembro de 2019. Os trabalhos recebidos após esta data, não serão considerados para apresentação no Congresso.
– Os posters devem ser enviados em formato PDF, 16:9 Vertical, resolução igual ou superior a 1080×1920 pixels, com o título do trabalho como nome do ficheiro e as comunicações livres em formato PowerPoint devidamente intitulada.

15. Não será permitida a utilização de computadores pessoais para as apresentações.

16. Os resumos dos trabalhos apresentados no Congresso serão publicados no Caderno do Congressista do XXVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ortodontia.

17. Será atribuído um prémio para a melhor comunicação livre e melhor poster.

NORMAS GERAIS

 Linha: Tipo de apresentação (comunicação oral ou poster) Linha: Título com um máximo de 25 palavras (em Português ou Inglês).

 Linha: Nome e email de todos os autores (o nome do autor que apresenta o trabalho em letra maiúscula e Bold).

 Linha: Filiação institucional (caso exista).

 Linha: Fontes de financiamento (caso existam).

» Resumo, o qual não deve ultrapassar as 300 palavras (em Português ou Inglês).

» É obrigatório o preenchimento de todos os campos anteriormente referidos caso se apliquem (caso contrário não será aceite).

NORMAS ESPECÍFICAS

Independentemente do tipo de trabalho, o resumo terá obrigatoriamente que ter os seguintes itens:

»Trabalho de investigação:
– Introdução (deverá incluir os objetivos de trabalho)
– Materiais e Métodos
– Resultados
– Conclusões

»Trabalhos de revisão bibliográfica (deverá indicar no título se se trata de uma revisão sistemática ou narrativa ):
– Introdução (deverá incluir os objetivos de trabalho)
– Métodos (análise bibliográfica seguida, anos de revisão e análise estatística, se usada)
– Resultados
– Conclusões
– Implicações Clínicas

»Trabalhos de apresentação de casos clínicos (devem ser fundamentados pela literatura atual e de interesse científico ou pedagógico para a classe):
– Introdução
– Descrição de casos clínicos
– Discussão
– Conclusões